O que é uma CAM?

Texto por Patricia Venâncio: Conselheira em Aleitamento Materno


Conselheiras em Aleitamento Materno (CAM) são pessoas formadas por organizações que seguem a conduta da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da UNICEF (United Nations Children's Fund), no que respeita às boas práticas na amamentação e na formação de conselheiros que se disponibilizem a ajudar as mães neste âmbito.

As CAM são formadas por IBCLC e por outras CAM com mais experiência. A sua formação inclui conhecimentos técnicos actualizados sobre amamentação, bem como técnicas de apoio às mães.

O que fazem as CAM?

As CAM prestam apoio e informação às mães, transmitindo-lhes a confiança necessária para que possam amamentar tranquilamente os seus bebés. Ajudam a resolver as dificuldades que possam surgir durante o período de amamentação, mas o seu trabalho também pode começar antes, oferecendo informação sobre aleitamento materno às mães e pais, ainda durante a gravidez.



Porque existem as CAM?

A OMS e a Unicef têm vindo a desenvolver algumas medidas no sentido de uniformizar as orientações relativas ao aleitamento materno.

Porém, apesar da situação atual estar melhorada, a divulgação e a formação aos profissionais de saúde ainda não é a desejada. Nestas situações, uma conselheira em aleitamento materno faz o apoio. As conselheiras são pessoas formadas para dar todo o apoio necessário de modo a resolver as dificuldades encontradas. Dispõem ainda de material adequado a cada caso que podem disponibilizar. Porquê contratar uma CAM?

Pode-se pensar que não há grande utilidade em contratar uma CAM, mas as dúvidas em aleitamento materno são das mais frequentes relativamente aos cuidados aos bebés, pelo que os pais não se devem inibir em colocá-las, pois nem os bebés nascem a saber mamar, nem os pais sabem como amamentar.

Obter informação sobre a prática da amamentação é uma das estratégias para que possa desfrutar do prazer de amamentar, pois a probabilidade de ocorrerem dificuldades é menor, e na eventualidade destas surgirem já terão conhecimento prévio sobre o que fazer.

Nem sempre a amamentação é um ato natural, bonito e fácil, por vezes podem surgir algumas dificuldades.


E atenção! Não se engane que porque já teve um bebé e correu tudo às mil maravilhas que será assim com o próximo. Cada bebé é um bebé e as mães também passam por períodos distintos em cada gravidez e nascimento.

Os motivos que levam a consultar um CAM podem ser: • Ingurgitamento mamário doloroso • Mamilos doridos/com fissuras • Baixo aumento de peso no bebé • Dificuldades na pega/recusa em mamar • Informação Pré-Natal (mães e pais que procuram informação sobre amamentação durante a gravidez, como preparação para depois do nascimento) • Estratégias de ajuda para a mãe que retomou/vai retomar o trabalho • Quando a mãe parou de amamentar e deseja retomar (relactação) • Mãe que deseja amamentar um bebé adoptado

No entanto se a mãe sentir qualquer outra dificuldade durante a amamentação pode sempre consultar uma conselheira.

Deixo-vos novamente os contactos da Patricia Venâncio, se tiverem algumas questões sobre amamentação, podem entrar em contacto com ela:

Facebook: https://www.facebook.com/patriciavenancionutriremamor/

Instagram: @nutriremamorbypatricia

E-mail: patriciavenancio.cam@gmail.com

Telemóvel: 969450066

0 visualização

Fotografia de Gravidez, Recém Nascidos e Família

Comentários e avaliações de clientes: